quarta-feira, 29 de abril de 2015


“Hortas do Sorraia”

Decorre, em Coruche, a entrega de candidaturas para o concurso das “Hortas do Sorraia”.
O concurso contempla a atribuição de 7 parcelas de cultivo. O prazo de aceitação das candidaturas é de 15 dias úteis, a contar da data do edital; edital que foi publicado no dia 23 de Abril.
Mais informações acerca das “Hortas do Sorraia” no site da autarquia, em www.cm-coruche.pt

12 Pessoas detidas pela GNR por excesso de álcool no distrito de Santarém
A GNR deteve, entre os dias 24 e 26 de Abril, 16 pessoas, no âmbito rodoviário. Das 16 detenções, 12 foram por excesso de álcool no sangue, 3 por  condução sem habilitação legal, e 1 por tráfico de estupefacientes.
Os militares fiscalizaram 495 condutores e detetaram 232 infrações, das quais destacam: 87 por excesso de velocidade (em 2172 controlados); 31 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 11 por condução de veículo sem cinto de segurança; 8 por falta de inspeção periódica obrigatória; 13 por uso de telemóvel durante a condução; e 5 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatória.
Registaram-se, durante estes três dias, 37 acidentes, dos quais resultaram 1 ferido grave e 17 feridos ligeiros.

GNR realiza acção sobre o Bullying

O Núcleo de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Torres Novas realizou, no dia 25 de Abril, no agrupamento de escolas António Chora Barroso, nos Riachos, uma acção sobre o Bullying.

A acção abrangeu 44 encarregados de educação e 10 professores.


Município de Tomar inicia pagamento de retroativos aos trabalhadores

O Município de Tomar iniciou, este mês, o pagamento dos retroativos a que  259 trabalhadores têm direito pela implementação da opção gestionária, devida há cerca de cinco anos.
A decisão foi tomada pela autarquia em Março de 2010, decisão que revogou em Dezembro do mesmo ano. No entanto, no final de 2014, o Tribunal deu razão ao Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, que contestou a revogação.
No início deste ano (5 de Janeiro), a câmara considerou não ser do interesse do município contestar a referida sentença, e por isso deliberou repor os retroativos.
Os retroativos garantem deste modo um aumento salarial a 259 trabalhadores.
Esta reposição é considerada pela câmara municipal, uma forma de motivação para aqueles que diariamente ajudam a desenvolver o concelho.


Corte de água na Chamusca


A zona alta da Chamusca sofrerá corte no abastecimento de água, esta quinta-feira, 30 de Abril, entre as 09:00 e as 12:00 horas.
O corte no abastecimento deve-se a uma intervenção no sistema de abastecimento no reservatório do Bonfim.
A normalidade será reposta por volta das 12:30.

Faltam 99 enfermeiros nas unidades de Saúde Pública a sul do país



 7 Distritos, onde conta o de Santarém carecem destes profissionais, segundo um estudo realizado pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros


Faltam 99 enfermeiros nas unidades de saúde pública da região sul do país, onde consta Santarém. Quem o afirma é a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros que, através de um estudo, constataram a carência destes profissionais, nos distritos de Santarém, Lisboa, Évora, Portalegre, Setúbal, Beja e Faro.
O estudo contou com 21 Unidades de Saúde Pública, o que representa 100% destas unidades dos 7 distritos.
O rácio de enfermeiros para as Unidades de Saúde Pública (USP) deve ser de 1 enfermeiro por casa 30 mil habitantes, mas o que se verifica é que em todos os distritos o número é inferior ao preconizado, ganhando maior expressão os distritos de Setúbal, Portalegre e Lisboa.
A nível da organização interna, verifica-se que a maioria das USP têm regulamento Interno (89%) e no que se refere à Carta de Qualidade apenas 19% a detêm.
Em relação às Instalações e Recursos Materiais, 76% consideram ter instalações adequadas e 62% dispõem de recursos adequados.
Ao nível da Formação e Melhoria Continua apesar de 45% dos enfermeiros terem formação no âmbito do Programa de qualidade dos cuidados de enfermagem, apenas 11% conseguem desenvolver projetos de Melhoria Continua. No que se refere à articulação com outras unidades funcionais dos centros de saúde, 81% das USP interagem com maior incidência ao nível das UCC (Unidades de Cuidados na Comunidade).


Coruche - “Mulheres Empreendedoras & as Redes Sociais”


“Mulheres Empreendedoras & as Redes Sociais” é o tema que irá ser discutido, hoje, a partir das 10:00 horas, no Museu Municipal de Coruche.
Nesta sessão irá falar-se do papel das mulheres empreendedoras em contextos rurais, e a sua relação com a utilização das redes sociais, em termos pessoais e profissionais.
A sessão é de inscrição gratuita mas obrigatória, podendo as inscrições serem efetuadas através do email cldsmaiscoruche@gmail.com, ou no próprio dia, no Museu Municipal.
Esta atividade é realizada pelo CLDS+ Coruche Investe em parceria com a Universidade Aberta.

101º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena



A câmara municipal de Alcanena comemora o 101º aniversário da fundação do concelho de Alcanena, dia 8 de maio, Dia do Concelho.

O programa das comemorações inicia às 08:00 horas com a alvorada e termina à meia-noite, com fogo-de-artifício, na Praça 8 de Maio.
Mais informações no site da autarquia.

Gumelo lança cogumelo rosa para o Dia da Mãe


A Gumelo, empresa de portuguesa que dinamiza a produção de cogumelos a partir de borras de café, lança, esta semana, antes do celebrar do “Dia da Mãe”, no novo Gumelo Djamor, cogumelo rosa pronto-a-crescer.
A empresa de Almeirim pretende surpreender o mercado, desde os mais jovens aos seniores, com um produto diferente, exótico, ecológico, divertido e fácil de cultivar em casa.
Tiago Marques, um dos fundadores da empresa, revela que “estes cogumelos, para além de serem as novas “flores” (úteis para oferecer em todas as ocasiões), apresentam um visual único e muito decorativo (cor-de-rosa, alusivo ao Dia da Mãe) e ainda têm uma finalidade prática pois podem ser degustados frescos”.
Para se iniciar o processo de produção do Gumelo Djamor basta abrir a caixa e vaporizar o conteúdo com água para que os cogumelos iniciem o seu desenvolvimento. Alguns dias depois surgem os primeiros cogumelos, que crescem da noite para o dia. Depois de colhidos, podem ser cozinhados frescos ou guardados no frio durante alguns dias.
O substrato da Gumelo é constituído exclusivamente por borra de café o que significa que criar estes cogumelos é transformar o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo. Ao mesmo tempo, durante o processo de crescimento do cogumelo, a borra de café torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido.

Igreja de São Pedro da Gafanhoeira classificada de interesse público



A igreja paroquial de São Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, foi classificada pelo governo português como monumento de interesse público.
O gabinete do secretário de Estado da Cultura refere que o edifício resulta da reconstrução, em 1585, de um templo mais antigo, tardogótico, do qual se conservou a cabeceira.


Salvaterra de Magos - Festa da Juventude


Dia 9 de Maio, em Salvaterra de Magos, no auditório Capela Real, realiza-se a Festa da Juventude.
O programa deste ano conta com as bandas “A Caixa”, os “The Pilinha”, e “Kalú e a sua banda, kalú que é baterista dos Xutos&Pontapés.
“A Caixa” é a primeira banda a subir ao palco, às 23:30; uma hora depois actuam os “The Pilinha”, e às 00:30 Kalu e a sua banda.
A Festa da Juventude é de organização da Comissão de Festas do Foral dos Toiros e do Fandango de Salvaterra de Magos.


1º Festival do Ribatejo de Folclore


O 1º Festival do Ribatejo de Folclore realiza-se, dia 1 de maio, a partir das 16:00 horas, na Praça de Toiros de Coruche.
O Festival insere-se nas comemorações dos 50 anos do Rancho Folclórico Regional do Sorraia, e no evento “Sabores do Toiro Bravo”.
Os ranchos folclóricos que vão participar no festival são o Rancho Folclórico Regional do Sorraia, o Rancho Alqueidão de Santo Amaro-Ferreira do Zêzere, o Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, o Rancho Folclórico de Torres Novas, e o Rancho Folclórico de Fazendas de Almeirim.



4º Encontro Amigos Folcloristas


O 4º Encontro Amigos Folcloristas realizar-se-á, dia 2 de Maio, na Praça de Água, em Coruche, a partir das 09:30. O evento inicia durante a manhã e prolonga-se para a tarde. Este é de organização dos “Camponeses” de Santana do Mato.

Sem comentários: