sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Para não ouvir a emissão em simultâneo com os sons da sessão de câmara, deve aceder ao blogue da rádio através do navegador "Google Chrome"



Cáritas Paroquial de Coruche apresenta hoje a sua nova imagem

A fadista Ana Moura vai ser apresentada, oficialmente, como madrinha da Cáritas

A Cáritas Paroquial de Coruche apresenta, hoje, pelas 16:00 horas, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça a sua nova imagem “inova Cáritas de Coruche”.
A fadista Ana Moura também marcará presença no evento, uma vez que irá ser madrinha da Cáritas.
A Cáritas tem recebido solicitações de aquisição de bilhetes para assistir à apresentação da madrinha da instituição, mas, em comunicado esclarece “que a cerimónia tem como assuntos a apresentação da nova imagem da Cáritas de Coruche, a apresentação do projecto RODA e de Ana Moura como madrinha. Não se trata de um concerto”.

Reunião de Câmara de Coruche inicia com meia-hora de atraso

Dúvida acerca da legalidade de substituição do autarca de Coruche provocou atraso do início de sessão

A reunião de câmara de Coruche iniciou, na quarta-feira, com meia hora de atraso devido ao questionar por parte do vereador da CDU, José Marcelino, e da vereadora do PSD, Liliana Pinto, acerca da legalidade da participação de Tânia Alfredo na mesa da reunião.
José Marcelino alegou que o presidente da câmara estava a exercer funções num outro local, logo não poderia ser substituído; e que o executivo é composto apenas por 6 vereadores e 1 presidente.
Foi consultada a advogada da câmara, mas esta não conseguiu ter certezas quanto à legalidade da presença de Tânia Alfredo na mesa, e por isso, Tânia Alfredo acabou por assistir à sessão do lado do público.

O presidente da câmara, Francisco Oliveira, não esteve presente, uma vez que estava a participar numa reunião extraordinária do Conselho Regional das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo. Por este motivo a sessão de câmara foi conduzida pela vice-presidente, Fátima Galhardo.

 40 mil euros à Comissão de Festas de Coruche aprovado apenas com 2 votos

Vereadores da oposição questionaram a legalidade da atribuição do subsídio, uma vez que a Comissão possui uma dívida de cerca de 11 mil euros

A atribuição da 1ª tranche do subsídio à Comissão de Festas de Coruche 2015, no valor de 40 mil euros, foi, de todos, o assunto mais debatido na reunião, devido à dívida de cerca de 11 mil euros que a Comissão possui.
A vereadora do PSD, Liliana Pinto, afirmou que este subsídio tem a finalidade de para pagar dívidas da Comissão referentes ao ano transacto, o que não considera correto, e por isso votou contra.

SOM – Vereadora Liliana Pinto (PSD)

O vereador da CDU, José Marcelino, referiu que a dívida de 11 mil euros de 2014 não é reflectida no orçamento de 2015.
O vereador disse também que a Comissão deve fazer um esforço para que esta situação não se repita.

SOM – Vereador José Marcelino (CDU)
Liliana Pinto e José Marcelino declararam que a documentação detalhada acerca dos assuntos deveria ser entregue com mais brevidade para que possam analisar com mais cuidado; ainda para mais num assunto como este.

A vereadora Célia Ramalho absteve-se neste assunto, uma vez que é presidente do Conselho Fiscal da Comissão de Festas de Coruche; e na votação absteve-se.

A vice-presidente da autarquia, Fátima Galhardo, disse que questionou a presidente da Comissão de Festas, Berta Lopes, sobre a dívida, o que originou este passivo; e leu parte do relatório entregue pela Comissão que explica o motivo do défice.

SOM – Vice-presidente Fátima Galhardo (PS)

José Marcelino comparou as festas da Erra com as Festa de Coruche.

SOM – Vereador José Marcelino (CDU)

O vereador José Novais comparou também estas festas, e explicou o que motivou a dívida da Comissão de Festas de Coruche.

SOM – Vereador José Novais (PS)

O vereador da CDU, Isidro Catarino, frisou que se deve cumprir o orçamento estipulado; e disse estranhar porque é que este assunto não chegou mais cedo à câmara, uma vez que no final de 2014 já se tinha conhecimento desta dívida.

SOM – Vereador Isidro Catarino (CDU)

Fátima Galhardo argumentou que estas festas devolveram as Festas do Castelo à população; e elogiou a Comissão de Festas.

SOM – Vice presidente Fátima Galhardo (PS)

A 1ª tranche, de 40 mil euros, a atribuir à Comissão de Festas de Coruche foi aprovada com 2 votos a favor do PS, 1 voto contra do PSD, e 3 abstenções, por parte da vereadora Célia Ramalho do PS, e dos vereadores da CDU.

A vice-presidente, Fátima Galhardo, já depois da ordem de trabalhos destacou o primeiro lugar do Coruchense, no Campeonato Distrital de 1ª Divisão da AFS; a selecção de dois atletas do CAD de Coruche, Diogo Santos e Ricardo Carlota, para integrarem a selecção nacional de futsal; destacou ainda 5 atletas da Búzios que estão em estágio na selecção nacional, na modalidade pólo aquático.

Búzios dá formação à GNR

A Búzios – Associação de Nadadores Salvadores de Coruche ministrou, nos dias 10 e 25 de fevereiro, duas acções de formação sobre segurança e salvamento em meio aquático a 21 militares da GNR, do Comando Territorial de Santarém.
A formação pretendeu aproximar o desempenho dos militares às necessidades das populações, tornando o cumprimento da missão desta força de segurança como agente de protecção civil, mais eficaz e abrangente.
Além da formação em segurança e salvamento em meio aquático, foi também ministrada formação em suporte básico de vida.

Salvaterra de Magos - BE discorda da contração de empréstimo de 135 mil euros

O Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos não concorda com a contração de um empréstimo de 135 mil euros por parte da autarquia, uma vez que vai debilitar  a situação económica do município.
O empréstimo visa a adaptação da escola primária do Escaroupim a museu do rio.
Apesar de considerarem a capacidade de endividamento como uma mais-valia, os bloquistas alertam que esta mesma capacidade deve ser aplicada "em recursos de relevante interesse para os munícipes no melhoramento das suas condições de vida".
Apesar de se demonstrarem contra este emprétimo, o partido deixa claro que não desvaloriza o projeto da Cultura Avieira, que esteve sempre nas suas prioridades
O partido alerta para "a total falta de aposta e investimento na juventude e desporto", que dizem ser uma prioridade que não está a ser vista como tal.
O Bloco de Esquerda diz ainda não compreender a contração deste empréstimo, numa altura complicada em termos financeiros, para "um suposto melhoramento de algo que já existe"; e acusa a executivo de ter as prioridades trocadas.

Banco Local de Voluntariado de Almeirim em funcionamento

Já se encontra em actividade o Banco Local de Voluntariado de Almeirim. O autarca Pedro Ribeiro que no ano passado foram lançadas as bases deste projecto, e neste momento este está em funcionamento, e conta com 4 instituições: a Associação Cristã de Reinserção Social (Acras); o Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL); o Centro Paroquial e bem-estar Social de Almeirim; e a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim.
Estas instituições possuem já voluntários adstritos.
Pedro Ribeiro apela também que quem tiver disponibilidade para ser voluntário que as instituições estão disponíveis para os acolher.
Mais informações acerca deste programa e inscrições como voluntário, através do contacto social@cm-almeirim.pt

"Experiências com humanos" na Associação Envolve

A Associação de Desenvolvimento Local, Envolve, sediada no Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes, realiza, hoje, a performence “experiências com humanos”, com o colectivo Humberto Felício, João Damas e Pelé Morais, tendo como temática “experiências com feirantes”.
A performance inicia pelas 22:00 horas, com entrada livre, e do evento faz parte serviço de bar.

Sem comentários: