quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ana Moura madrinha da Cáritas Paroquial de Coruche
A fadista Ana Moura aceitou ser madrinha da Cáritas Paroquial de Coruche.
A sua apresentação como madrinha da Cáritas vai acontecer, esta sexta-feira, pelas 16:00 horas, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
A instituição está de olhos postos no futuro, e por isso criou uma nova imagem e serviços, a “inova Cáritas de Coruche”.
A Cáritas Paroquial de Coruche abrange, actualmente, mais de 2370 pessoas.
Durante o evento a instituição irá apresentar o projecto Roda – Centro de desenvolvimento, inovação e bem-estar psicossocial de Coruche.

O Roda vai permitir oferecer serviços especializados a preços sociais ou através de bolsas sociais; desenvolver, disseminar e comercializar produtos técnicos; promover ações de formação; estabelecer parcerias estratégicas com universidades, instituições locais e empresas, numa ótica de benefício mútuo e sustentabilidade.

Unidade Móvel de Saúde, na Branca
 A Unidade Móvel de Saúde vai estar na localidade da Branca, junto ao Centro Social, no dia 4 de março, entre as 09:30 e as 12:00.
A Unidade Móvel presta vários cuidados de enfermagem.

Grande desafio de BTT Madrid - Lisboa volta a passar por Coruche
O grande desafio de BTT que liga a capital espanhola, Madrid, à capital portuguesa, Lisboa, volta a passar por Coruche, de 25 a 27 de setembro.
As inscrições para participar nesta prova já se encontram abertas.
Mais informações em www.poweradenonstopseries.com

União de freguesias Parreira/Chouto com serviço de informação através do telemóvel
A União das Freguesias Parreira/Chouto possui um novo serviço que permite à população receber, gratuitamente, notícias, informações, divulgações e acontecimentos importantes da freguesia, através de mensagens de telemóvel.
Para aderir a este serviço basta preencher um formulário na junta de freguesia na Parreira ou Chouto, ou enviar um email para sms@ufpc.pt, indicando o nome, localidade, número de telemóvel e número de BI ou CC (Cartão do Cidadão).

Corte de abastecimento de água, amanhã, na Chamusca

A zona alta da Chamusca e Outeiro do Pranto na Chamusca vão sofrer corte no abastecimento de água, amanhã, entre as 14:00 e as 16:00 horas.
Os locais afectados serão as ruas do Bonfim, da Paróquia, D. João I, DO Outeiro do Pranto, da Fontinha e Nova da Nora, e as Travessas de Botas e do Asilo.
Segundo a Águas do Ribatejo, o corte deve-se a uma intervenção imprescindível para manter a qualidade e a segurança do abastecimento.
A reposição da normalidade está prevista para as 16:30.

PS vistam amanhã o sistema judicial do distrito de Santarém

Os deputados do PS, eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, visitam, amanhã, um conjunto de infraestruturas do sistema judicial.
Os deputados iniciam a jornada judicial, pelas 09:00 horas, em Tomar, onde as competências da comarca foram reforçadas; seguindo depois para a secção de proximidade de Alcanena (10.30), onde o tribunal foi, segundo o Partido Socialista, “desgraduado”; e termina com uma visita ao Tribunal de Santarém (12:00), onde as competências foram reforçadas.
Os deputados socialistas pretendem com estas visitas avaliar o funcionamento das estruturas e o impacto destas alterações na vida dos cidadãos que recorrem à justiça.

PS realiza debate nacional no CNEMA em Santarém

O PS realiza o seu debate nacional, denominado de “Valorizar o território, descentralizar e aproximar”, dia 28 de fevereiro, no CNEMA, em Santarém.
O encontro vai reunir alguns dos melhores especialistas do país em Ordenamento e Administração do Território, e autarcas que vão partilhar conhecimento, opiniões e práticas que têm vindo a desenvolver nos mais diversos pontos do território nacional e que constituem a vanguarda política neste sector.
O programa que inicia às 10:00 da manhã e termina perto das 19:00, é composto por seis sessões de trabalho, que irão abordar temas como a política de cidades, o desenvolvimento territorial, o turismo, os fundos comunitários, a descentralização e a democratização das estruturas intermédias.
A sessão de encerramento contará com a presença do secretário-geral do PS, António Costa.

Mais Lezíria 2015 inicia em março
O Mais Lezíria 2015 inicia, no dia 11 de março, durante a manhã, nas piscinas municipais de Salvaterra de Magos, com um encontro de natação adaptada para pessoas com deficiência.
O Mais Lezíria, que foi criado em 2011, através da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e dos seus onze municípios associados (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), pretende reunir toda a população da Lezíria do Tejo num grande convívio desportivo, incentivando a participação de todos.
Os objectivos destas actividades continua a ser a promoção da saúde, de uma prática desportiva de qualidade, da integração social e do bem-estar, a formação para a cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população.


Em 2015, a Lezíria do Tejo volta a unir a população da região em inúmeros eventos desportivos, através do seguinte calendário de atividades:

ATIVIDADES
MUNICÍPIO
DATAS
Encontro de Natação para Pessoas com Deficiência
Salvaterra de Magos
11/03/2015
Caminhada Inclusiva
Golegã
06/04/2015
Atletismo - 6-10 anos
Cartaxo
19/04/2015
Aeróbica na Rua – Desporto em Festa
Azambuja
03/05/2015
Corrida das Famílias
Todos os Municípios
15/05/2015
Futebol 7 Veteranos
Santarém
31/05/2015
Aquatlo para Todos
Chamusca
06/06/2015
Festival de Escolas de Natação - 6-10 Anos
Almeirim
20/06/2015
Jogos MAIS Lezíria*
Alpiarça
26/06/2015
Torneio de Futsal*
Rio Maior
04/07/2015
Torneio de Petanca
Benavente
05/07/2015
Torneio de Boccia Sénior
Santarém
08/07/2015
Canoagem
Coruche
20/09/2015































 *destinado a funcionários das Autarquias.

VI Fórum do Movimento Associativo de Alpiarça
O novo auditório da Casa dos Patudos, em Alpiarça, recebeu, no dia 22 de fevereiro, o VI Fórum do Movimento Associativo de Alpiarça.
No Fórum foram discutidas as principais questões ligadas à problemática do associativismo, numa iniciativa que contou com a presença de vários dirigentes e representantes de clubes, associações e colectividades do concelho, que partilharam os seus problemas, preocupações e apontaram caminhos para o futuro da sua intervenção.
O presidente da câmara de Alpiarça, Mário Pereira, na abertura do evento salientou a importância do movimento associativo na dinamização cultural, recreativa, desportiva e social, e revelou que o município vai continuar a dar apoio às coletividades.
O VI Fórum do Movimento Associativo de Alpiarça foi organizado pelo CLDS+ Alpiarça, autarquia e junta de freguesia.

Noite de Fados em Canha

O Salão da Santa Casa da Misericórdia de Canha recebe, dia 28 de fevereiro, uma Noite de Fados, a partir das 21:30.
Os fadistas que fazem parte do evento são Piedade Lopes, Filomena Elias, Cláudia Veríssimo, Manuel Veríssimo, António José Saltão e Hermínio Casqueiro, entre outros convidados surpresa; e os músicos são José Lemos, João Melo e José Rafael.
No evento vão ser servidos vários petiscos, vinho tinto, caldo verde e azeitonas.
Os interessados em assistir a esta  noite de fados devem reservar a sua mesa através dos contactos 925 056 853 ou 939 345 215.
A Noite de Fados é de organização da Comissão de Festas de Canha.

Oficina Mexa no Centro Cultural do Cartaxo
O Centro Cultural do Cartaxo recebe a oficina Mexe, oficina de movimento e cenografia, dia 28 de fevereiro.
Os participantes, sob a orientação de Dora Fonseca, poderão experimentar, na prática, a composição com objectos comuns, movimentando-os e dispondo-os no espaço.
A iniciativa que se realizará das 17.00 às 19:00 horas destina-se a maiores de 12 anos. As inscrições, que têm um custo de 7,50 euro, podem ser efectuadas através dos contactos 243 701 600, das 15:00 às 22:00, ou através do email centrocuturalcartaxo@gmail.com

"Nú" na Chamusca

A câmara municipal da Chamusca inaugura, dia 28 de fevereiro, sábado, pelas 16:00 horas, na biblioteca municipal Ruy Gomes da Silva, a exposição denominada de “Nú”, dos alunos de Artes Visuais do 12ºano do ano lectivo 2013/2014, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém.
Os trabalhos foram realizados na disciplina de Desenho sobre a orientação de João Malhou Costa, e tiveram como base o estudo do corpo humano.
O presidente da câmara da Chamusca, Paulo Queimado, afirmou que “a exposição tem um significado especial”, uma vez que já foi aluno de João Malhou Costa.
A exposição vai estar patente ao público até dia 15 de março.

CDS organiza Encontro de Emergência Nacional

O CDS organiza “Mudar Bem”, um Encontro de Emergência Nacional, que se realizará, dia 7 de março, a partir das 09:30, no Fórum Lisboa.
Este encontro pretende ajudar os partidos do governo a abrirem-se às preocupações do eleitorado, e pretende também promover um debate político, onde se vai discutir o lugar de Portugal no contexto Europeu e Atlântico.
O evento é de entrada livre; e os interessados devem efectuar a sua inscrição através dos contactos secretariado@mudarabem.org, ou 915 815 041
Mais informação acerca deste encontro em www.mudarabem.org

Sem comentários: