segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Projeto "Campo Seguro" apresentado em Coruche

O projecto “Campo Seguro” foi esta segunda-feira apresentado, em Coruche.
“Campo Seguro” pretende diminuir a criminalidade nas zonas rurais, em especial nos terrenos dos agricultores, que frequentemente são alvo de furtos.
O presidente da câmara municipal de Coruche, Francisco Oliveira, revelou o porquê da intenção de implementar o acesso restrito a determinadas zonas rurais; e explicou que em época de caça, por exemplo, os caçadores têm que informar a GNR sobre os dias em que pretendem utilizar os caminhos, durante o período em que estão condicionados, que será entre as 19:00 e as 07:00.
O capitão Nobre, da GNR de Coruche, afirmou que este projecto vem facilitar o trabalho dos militares no combate à criminalidade.
A atuação da GNR no “Campo Seguro” irá ser realizada no âmbito da legislação rodoviária.
Este projecto, criado em 2011 por iniciativa do Ministério da Administração Interna, resulta de uma parceria entre o Município de Coruche, a Associação de Agricultores do Concelho de Coruche, a Associação de Produtores Florestais, a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, Torriba, Organização de Produtores Hortofrutículas e a Guarda Nacional Republicana.

GNR de Coruche detém indivíduo que assaltava residências em Coruche

A GNR de Coruche deteve, no dia 22 de janeiro, um indivíduo por furto a residências.
Os Militares de Coruche, nesta operação, contaram com a colaboração do Grupo de Intervenção e Operações Especiais da Unidade de Intervenção, e por militares do Comando Territorial de Setúbal.
A detenção proveio do cumprimento de um mandado de Busca nas proximidades da localidade do Poceirão.
O indivíduo detido, um homem de 34 anos, residente em Poceirão, e de nacionalidade romena, terá sido o autor de vários furtos em residências, na localidade de Coruche.
A Guarda Nacional Republicada apreendeu, nesta operação, 1875 euros em dinheiro, uma pistola 6,35 mm, e vários objectos em ouro e prata.
A arma, que estava na posse do indivíduo, foi furtada em 2014, e o dinheiro e os objectos em ouro e prata também terão sido obtidos através de furtos.
Presente a primeiro interrogatório, o indivíduo saiu em liberdade, com obrigação de apresentações diárias no Posto da sua área de residência.

Unidade Móvel de Saúde nas localidades de Salgueirinha, Rebocho e São Torcato

A Unidade Móvel de Saúde passará, dia 28, pelas localidades de Salgueirinha, Rebocho e São Torcato.
Na Salgueirinha estará, entre as 09:30 e as 10:30, junto ao café Amorim; no Rebocho, entre as 11:00 e as 12:00, no café Narciso; e em São Torcato, no Centro Social, entre as 14:00 e as 15:30.
A Unidade Móvel de Saúde presta os mais variados serviços de enfermagem, como vacinação, pensos, planeamento familiar, entre outros.

Águas do Ribatejo anuncia novas empreitadas em Torres Novas

O conselho de administração da Águas do Ribatejo irá anunciar novas empreitadas, num briefing, dia 29 de janeiro, pelas 11:00 horas, na Biblioteca Municipal de Torres Novas.
Neste briefing vão ser anunciadas não só as novas empreitadas a iniciar, em breve, no município de Torres Novas, como também será divulgado o ponto de situação da empresa, e as perspetivas de futuro.
Neste momento estão concluídos 13 milhões de euros dos 30 milhões de investimento previsto neste município.
Depois do briefing realizar-se-á uma visita à ETAR de Torres Novas e Riachos, que se encontra em fase de conclusão.

Provedor do Munícipe aprovado em Tomar

A Câmara Municipal de Tomar aprovou, no dia 19 de janeiro, o projeto de Regulamento do Estatuto do Provedor do Munícipe do Concelho de Tomar.
O provedor vai assumir a missão de mediador entre o munícipe e os órgãos municipais, sendo designado mediante proposta da presidente da câmara, Anabela Freitas, a submeter à aprovação do executivo camarário e, posteriormente, à aprovação da Assembleia Municipal.
Os munícipes poderão apresentar, assim, junto do provedor queixas e reclamações a ações ou omissões dos órgãos dos serviços municipais, que o provedor apreciará com isenção, embora sem poder de decisão, poderá articular directamente com a presidente de câmara, responsável máxima dos serviços.
Depois de medidas como o Orçamento Participativo, o Provedor do Munícipe é mais uma forma de aproximação aos eleitores e de fomento da cidadania, segundo a autarquia.
 A proposta de regulamento deverá agora ser sujeita à apreciação pública, para recolha de eventuais sugestões, pelo período de trinta dias.

Fiscalizações da PSP com recurso a radar no Cartaxo

A PSP realiza, esta semana, duas acções de fiscalização rodoviária, com recurso a radar, no distrito de Santarém.
No dia 28 de janeiro, a acção de fiscalização será realizada na Rua Serpa Pinto, no Cartaxo, das 14:00 às 17:00 horas; e no dia 29 de janeiro, na Circular Urbana, em Alameda Norte, também no Cartaxo, das 08:00 às 12:00.

A Assembleia Geral da Delegação Distrital da ANAFRE reuniu em Torres Novas

A Assembleia Geral da Delegação Distrital da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) realizou-se, no dia 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
O presidente da câmara municipal de Torres Novas, Pedro Ferreiro, abriu a sessão, e na sua intervenção enalteceu o trabalho desenvolvido pelos autarcas de freguesia e declarou o Poder Local como uma das grandes conquistas do 25 de Abril.
Também intervieram Ezequiel Estrada, membro do Conselho Diretivo da ANAFRE e o Coordenador da Delegação Distrital de Santarém, Joel Marque, que teceu duras críticas à reforma administrativa realizada pelo actual governo, afirmando que “esta reforma não serviu os interesses das Freguesias e das populações”.
Estiveram presentes mais de cinquenta autarcas de Freguesia do Distrito de Santarém, que colocaram diversas dúvidas, mas também apresentaram propostas e sugestões.
Joel Marques, coordenador distrital, destacou o trabalho desenvolvido pela Delegação e pela Direção Nacional, dando como exemplos, o SAMA, projecto de modernização administrativa das freguesias, as acções de formação de autarcas e funcionários, a emissão de pareceres e o apoio permanente de proximidade com as Freguesias.
Joel Marques referiu ainda que durante os últimos nove meses a Delegação não tem feito distinção entre freguesias associadas e não associadas mas que não será justo continuar a beneficiar Freguesias não Associadas.
A Delegação Distrital da ANAFRE, que esteve inactiva durante quatro anos, elegeu os seus corpos sociais, conselho directivo e mesa da assembleia geral, no dia 12 de abril de 2014, em Santarém.
Esta foi a primeira Assembleia Geral da Delegação desde a sua constituição, e teve como ordem de trabalhos a apreciação do Relatório de Atividades de 2014.

Mira Amaral, em sessão da NERSANT, disse que "banca não consegue resolver os problemas das PME altamente endividadas"

O presidente do Banco BIC, Luís Mira Amaral, afirmou, na sede da NERSANT em Torres Novas, no âmbito de uma sessão sobre oportunidades de financiamento à inovação e internacionalização, que “a banca comercial não consegue resolver os problemas das PME altamente endividadas”, acrescentando que “o banco de fomento poderia ser uma alternativa, devido aos fundos de recapitalização que pode providenciar, mas que, infelizmente, ainda ninguém sabe quando vai estar operacional”.
Sobre os preços do petróleo, actualmente praticados, disse que “o perigo que aqui se verifica é a necessidade de ajustes orçamentais por parte dos governos, o que vai criar alguns constrangimentos ao investimento, bem como vão ser criados alguns problemas comerciais às empresas exportadoras”. No entanto, ainda acerca do petróleo referiu que o problema do preço deste pode criar oportunidades, nomeadamente em Angola.
Também falou acerca do caso BES, em que desvalorizou a sua implicação no investimento estrangeiro em Portugal, rematando que a burocracia do Estado português tem muito mais consequências, e são estas questões que requerem preocupação.

Sem comentários: