terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Estudo de Intervenção Paisagística apresentado em São José da Lamarosa

Projeto pretende redesenhar todo o núcleo central da Lamarosa e ruas adjacentes

O estudo de Intervenção Paisagística no Largo de São José, Rua de Coruche e Rua Padre Luís Nunes Antunes, na freguesia de São José da Lamarosa, em Coruche, foi apresentado, no dia 24 de janeiro.
O projecto pretende redesenhar todo o núcleo central da localidade e as ruas adjacentes, estando projectadas intervenções nas infraestruturas, como redes pluviais, de saneamento, redes de energia e iluminação pública.
O projecto vai incidir também no reordenamento da estrutura viária, espaços de estacionamento, redimensionamento e rebaixamento de passeios. Deste modo, está subjacente a melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, no âmbito do Plano Municipal de Acessibilidade para Todos, que está a ser implementado pela câmara municipal de Coruche.
A plataforma central da praça também terá o enquadramento de novas peças de mobiliário urbano, e de espaços arborizados, que irão favorecer a permanência dos utentes deste largo.
A apresentação pública deste projecto contou com muito público, tendo a população colocado diversas questões práticas do seu dia a dia, nomeadamente as relacionadas com o estacionamento, e manutenção de alguns elementos arquitectónicos que fazem parte das referências culturais da freguesia como o Coreto que está neste momento localizado na parte central deste espaço.

A empresa responsável pelo projecto é a Carlos Almeida Marques, Arquitetura e Urbanismo; sendo o valor estimado deste, para a obra, nesta fase, 393.200,00 euros.

PS reuniu com a Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo


Tempos de espera nas urgências, consultas, cirurgias, e articulação entre cuidados primários, hospitalares e continuados foram os temas discutidos na reunião; e foram tecidas duras críticas ao Ministro da Saúde

Os deputados do PS, do círculo eleitoral do distrito de Santarém, reuniram-se, ontem, com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, no âmbito da jornada nacional do Partido Socialista em defesa do Serviço Nacional de Saúde.
Na reunião falou-se acerca dos tempos de espera nos serviços de urgências; os tempos de espera pelas primeiras consultas; a lista de espera para cirurgia; a articulação entre cuidados de saúde primários, hospitalares e cuidados continuados; as condições de trabalho dos profissionais de saúde e o acompanhamento e acesso à medicação pelos doentes crónicos.
Diz o PS, em comunicado, que a forma como o Ministro da Saúde está a gerir os Cuidados de Saúde Primários é também uma das preocupações dos presidentes de câmara, que acompanharam este encontro.
A presidente da câmara de Tomar, Anabela Freitas, o presidente da câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, e Maria do Céu Albuquerque, autarca de Abrantes, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, são, segundo a deputada Idália Serrão “alguns dos muitos autarcas que têm vindo a assistir ao encerramento de Extensões de Saúde e de Unidades de Saúde Familiar, bem como à redução do número de médicos de família nos Centros de Saúde nos municípios que gerem sabendo que as respetivas populações estão a ser claramente prejudicadas e que o direito de acesso à Saúde em condições de igualdade lhes está a ser negado por um sistema cada vez mais longe dos doentes”.
A deputada do PS disse também que “qualquer decisão sobre o modelo de gestão da saúde no Médio Tejo tem necessariamente de contar com a participação dos autarcas".
A coordenadora dos deputados do PS lamenta que “o Ministério da Saúde esteja a ser conduzido com o objetivo de destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é universal, e de criar no seu lugar um sistema para pobres e outro para ricos, levando à desqualificação dos profissionais do SNS e à degradação das infraestruturas e da sua capacidade de resposta”.
As críticas ao Governo, por parte de Idália Serrão não se ficaram por aqui, a deputada afirmou que “ao contrário do que se vai dizendo, este é o pior Ministro da Saúde que Portugal já teve, é o Ministro que lidera uma opção ideológica claramente penalizadora dos mais desfavorecidos através da implementação de uma política economicista.”
A Saúde é um dos temas prioritários da Federação de Santarém do Partido Socialista, que brevemente irá promover um encontro de trabalho com a Administração do Hospital Distrital de Santarém.

"Os Verdes" confiantes com o novo Governo da Grécia

O partido “Os Verdes”, em relação às eleições na Grécia, diz que quem venceu foi o “Não à austeridade”, que tem empurrado milhares de gregos para o desemprego e para a miséria, promovidas pelos partidos que governaram a Grécia nos últimos anos, e também pela União Europeia e o FMI.
Diz “Os Verdes” que este resultado eleitoral traduziu “ainda a recusa de um povo de se render ao medo e às chantagens da União Europeia (…) através da Alemanha e de Angel Merkel.
“Os Verdes” vão acompanhar de perto as decisões do novo governo da Grécia, mas dizem-se confiantes com este novo governo, sobre o qual referem que poderá “vir a ser a primeira pedra no erguer da esperança dos povos da União Europeia sujeitos a políticas de direita que promovem a austeridade”.
O partido diz também ser este o momento certo para Portugal exigir a renegociação da dívida.

GNR detém indivíduo por posse de armas proibidas 

A GNR de Alpiarça deteve, ontem, um indivíduo, de 50 anos, residente nesta localidade, por posse de armas proibidas.
Mediante uma busca domiciliária, os militares apreenderam 3 pistolas semiautomáticas, 1 revolver, 2 facas tipo militar, 5 carregadores, várias munições, algumas delas de calibre desconhecido.
Presente à Procuradora dos Serviços do Ministério Público de Almeirim, o indivíduo foi constituído arguido, mas libertado, com a medida de coação de ter mo de identidade e residência; tendo o processo passado a inquérito.

Trabalho Social do Cartaxo distinguido em cerimónia na Calouste Gulbenkian

O trabalho social no Cartaxo foi reconhecido, através de duas distinções nacionais.
Dois projectos desenvolvidos, neste concelho, na área do apoio social, foram reconhecidos como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 21 de janeiro.
A Câmara Municipal recebeu a distinção pelo trabalho da área de Ação Social e Saúde, no âmbito do Projeto Educação Parental.
O presidente da autarquia do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, referiu que “o projeto Educação Parental, tem acumulado ao longo dos anos resultados muito positivos, quer pela participação dos pais, que tem sido ativa e contínua, quer pela avaliação que as técnicas municipais que conduzem os trabalhos, e as entidades parceiras, fazem dos resultados obtidos”, frisando que este é um projeto que pretendem aprofundar e alargar, “pelos benefícios que traz às famílias e à própria integração dos jovens na comunidade escolar, promovendo de facto a coesão social no concelho”.
O autarca considera que “o sucesso e inovação do projeto, está na capacidade que teve de estabelecer parcerias”, com Unidade de Cuidados à Comunidade, Segurança Social, agrupamentos de escola, IPSS e outras associações “que garantem um trabalho integrado e integrador”.
A Cruz Vermelha Portuguesa - Centro Humanitário de Santarém/Cartaxo, foi também distinguida pelo seu projeto Espaço Solidário - Coração Vermelho, como ES+ Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social.


Autarca de Almeirim visa centro de saúde na presença do vice-presidente da Administração Regional de Saúde

O presidente da câmara municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, visitou, esta segunda-feira o Centro de Saúde de Almeirim e as extensões de saúde de Marianos e Raposa, com o vice-presidente da Administração Regional de Saúde, Luís Pisco; sendo que as extensões de saúde de Marianos e Raposa, se encontram encerradas por falta de médicos.
Segundo Pedro Ribeiro, da reunião resultaram um conjunto de compromissos, que o autarca espera que se tornem realidade.
Neste momento decorre um concurso para a colocação de um médico em Almeirim, concurso que termina no próximo mês.
Com a nova legislação, que sairá em breve, vai permitir acordos com entidades do sector social e encontrar meios de reabrir as extensões encerradas.
Em setembro abrirá um novo concurso, para contratar cem novos clínicos, em que, deste modo, segundo o autarca, o centro de saúde será reforçado com mais meios humanos.
Pedro Ribeiro afirmou que caso se concretiza, o que falou com Luís Pisco, em fevereiro ou março, o centro de saúde será reforçado com mais médicos, o que irá permitir o minimizar o “estado dramático” em que se encontra o centro de saúde.

NERSANT lança projeto para empresas de metalomecânica 

A NERSANT vai lançar, brevemente, um novo projecto, direccionado para a cooperação empresarial entre as empresas do sector da metalomecânica.
O projecto pretende, assim, estabelecer a cooperação empresarial com o objectivo de tornar as empresas mais competitivas.
A cooperação será realizada através da criação de sinergias entre empresas, numa lógica de especialização, para que a integração das mesmas possibilitem a angariação efetiva de economias de escala.
A sessão de lançamento do projecto realizar-se-á, dia 10 de fevereiro, pelas 15:00 horas, na sede da NERSANT, em Torres Novas.

Turismo do Alentejo e Ribatejo iniciou hoje os debates com agentes públicos e privados

A Turismo do Alentejo e Ribatejo iniciou, esta terça-feira, o debate com os agentes públicos e privados sobre o diagnóstico e as propostas de acção do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Náutico no território.
A primeira sessão realizou-se na Auditório Municipal de Azambuja, e nesta foram apresentados os resultados do levantamento efectuado no terreno nos últimos meses, assim como algumas das acções com as quais se pretende estruturar, dinamizar e promover o Turismo Náutico.
Recorde-se que o Plano Estratégico que a Entidade Regional de Turismo pretende operacionalizar tem especial enfoque nas linhas de água interiores e nos principais eixos fluviais - entre os quais o Tejo e o Guadiana -, no Alentejo Litoral e no Grande lago Alqueva.

Bombeiros Voluntários de Abrantes criam Gabinete de Comunicação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes possui um Gabinete de Comunicação, Imagem e Protocolo; gabinete que foi criado no início deste ano.
Através deste gabinete será elaborada uma newslatter, denominada de “Ecos da Fénix”, de publicação electrónica, que irá dar a conhecer a actividade doas bombeiros, entre outro género de informações relacionadas com o mundo dos soldados da paz.
A primeira edição desta newsletter surge com uma mensagem de Ano Novo por parte do presidente João Furtado Pereira, e informação acerca de incêndios em chaminés, e o que fazer em caso de incêndio.

Sem comentários: