quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Em Grande Entrevista - Cáritas Paroquial de Coruche

Ana Laranjinha (à esquerda) e Cristina Teixeira (à direita).

Hoje, na Grande Entrevista, o tema foi a Cáritas Paroquial de Coruche; em que estiveram presentes a presidente da Associação, Cristina Teixeira, e a coordenadora do projeto CLDS+ Coruche Investe, Ana Laranjinha.
Se não teve oportunidade de ouvir a entrevista, amanhã a RVS repetirá a Grande Entrevista às 13:00, após o simultâneo com a Antena1, e as notícias regionais.

Sorteio da campanha "No Natal Comércio Tradicional" este sábado

Os vencedores do I Concurso de Lojas de Natal também vão ser conhecidos neste dia.
Vítor Sá Marques e Diogo Palha apresentarão comunicações acerca do comércio tradicional.

Este sábado, a partir das 16:00 horas, no Auditório do Museu Municipal, em Coruche, realizar-se-á a cerimónia do sorteio da campanha “No Natal Comércio Tradicional”, organizada pela câmara municipal de Coruche, em parceria com a Associação de Comerciantes e colaboração das juntas de freguesia.
A campanha teve o seu início a 15 de novembro de 2014, e terminou no Dia de Reis, 6 de janeiro de 2015.
Esta campanha pretende contribuir para a revitalização e incentivo de compras natalícias no comércio local. Por casa 25 euros de compras feitas no comércio tradicional, o cliente habilita-se a um sorteio de prémios em vouchers de compras que pode ir até aos 1000 euros, em cheques-prenda.
No evento, vão também ser anunciados os vencedores do I Concurso de Lojas de Natal. Os critérios de avaliação tiveram em conta a originalidade e criatividade, estética e enquadramento da área de actividade, cores, luz e materiais utilizados e ainda iluminação e sonorização.
O incentivo à participação dos comerciantes é expresso numa ordem de três prémios distintos: 1º Prémio, voo de balão para duas pessoas; 2º Prémio, um fim de semana para duas; 3º Prémio, um cabaz de produtos regionais.
Aos três estabelecimentos premiados será ainda facultado o acompanhamento empresarial gratuito, durante o ano de 2015, pela entidade NERSAN, do Núcleo Empresarial do Sorraia.
A autarquia de Coruche convidou, para o evento, dois especialistas, Vítor Sá Marques, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, e Diogo Palha, do Departamento de Apoio Técnico Inovador e Competitividade da Associação Empresarial da NERSANT, que apresentarão comunicações sobre o comércio local.
Vítor Sá Marques irá abordar o tema “Comércio Tradicional nos centros históricos. Que Futuro?”; e Diogo Palha abordará o tema “Comércio Tradicional e empreendedorismo local, um comércio de futuro”.

Unidade Móvel de Saúde continua a prestar serviços pelo concelho de Coruche

A Unidade Móvel de Saúde continua a percorrer as localidades do concelho de Coruche, para prestar os mais diversos serviços de enfermagem.
Em fevereiro a primeira paragem da Unidade Móvel será na Fajarda, onde estará, entre as 09:30 e as 10:30, na junta de freguesia, e das 11:00 às 12:00, junto ao café Stop.

Coutada Velha, Chamusca e Vale de Cavalos com cortes de água amanhã

Amanhã, a Águas do Ribatejo vai interromper o abastecimento de água em três localidades: Coutada Velha, em Benavente, vila da Chamusca, e na localidade de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca.
Coutada Velha vai sofrer corte no abastecimento de água entre as 13:30 e as 17:00 horas, sendo a normalidade reestabelecida por volta das 17:30.
Na Chamusca o corte será efectuado entre as 14:00 e as 16:00 horas, e a zona afetada será a zona baixa da localidade, abastecida pelo reservatório do Mirante. A normalidade será reestabelecida às 16:30.
Vale de Cavalos sofrerá o corte entre as 10:00 e as 12:00. No entanto, haverá abastecimento em Caniceira (localidade que pertence à freguesia de Vale de Cavalos), uma vez que possui um sistema autónomo.
A normalidade será reestabelecida às 12:30.

Recolha de Sangue no Núcleo Sportinguista de Torres Novas
A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas promove uma recolha de sangue, dia 31 de janeiro, entre as 09:00 e as 13:00 horas, na sede do Núcleo Sportinguista, em Torres Novas.
Os dadores poderão também inscrever-se como dadores de medula óssea, integrando o banco internacional de dadores.

Município de Montemor na Bolsa de Turismo de Lisboa

O município de Montemor-o-Novo marcará, mais uma vez, presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realizará entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março.
A Bolsa de Turismo é o maior evento do género no país, que acolhe, anualmente, expositores nacionais e internacionais.
A participação do município de Montemor tem como objetivo divulgar o município, promover os produtos do concelho, os recursos e as entidades turísticas, bem como aprofundar o relacionamento com outras entidades nacionais e internacionais que marcarão presença no evento.
Montemor-o-Novo estará presente no Pavilhão 1, em participação conjunta com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Associando-se ao recente reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, o município integrará o desfile Cante Alentejano, no dia 1 de março, com o Grupo Coral Fora d’Oras.

Corujas em competição este fim de semana

“Os Corujas” – Ginásio Clube de Coruche realizam jogos, este fim de semana, jogos que serão todos em casa, ou seja, em Coruche.
No sábado, os Sub-13 dos Corujas defrontam, às 14:45, o AC do Tojal, e neste mesmo dia, às 16:00 horas, os SB-17 defrontam o GD Fabril.

No domingo, 1 de fevereiro, os Sub-13 dos Corujas recebem o AC Cascais, numa partida a iniciar às 15:00.

PS reúne-se com Conselho de Administração do Hospital de Santarém

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém vão reunir-se com o Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, dia 3 de fevereiro, pelas 11:00 horas; reunião que irá contar com a presença de Pedro Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.
O encontro, inserido na jornada nacional do PS, dedicada à saúde, visa defender o Serviço Nacional de Saúde, pois os socialistas consideram que o Ministério da Saúde está a destruir este serviço, que se reveste de carácter universal.

Ainda sobre o Partido Socialista, o Encontro Nacional da Associação Nacional de Autarcas do PS realizar-se-á, dia 28 de fevereiro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

V Jornadas "Consolidação, Crescimento e Coesão" passaram por Santarém

Ministro da Defesa Nacional teceu duras críticas ao anterior governo PS

O Partido Social Democrata promove, até dia 31 de janeiro, em todos os distritos do país as V Jornadas “Consolidação, Crescimento e Coesão” sobre o Caminho para o Crescimento e o Emprego – Uma estratégia de reforma de médio prazo para Portugal.
As jornadas passaram, esta quarta-feira, por Santarém, onde marcaram presença Nuno Serra, Carlos Carreiras, e o membro do governo, José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa Nacional.
José Pedro Aguiar Branco enumerou, nas Jornadas, os sinais positivos alcançados no âmbito das contas públicas, do desemprego e das taxas de juros, comparando os níveis herdados da governação socialista com a realidade concreta actual. Disse Aguiar-Branco que “os sinais positivos não são obra do acaso, chegámos aqui porque tivemos coragem de fazer reformas estruturais, os sinais positivos dão agora sentido aos sacrifícios que todos tivemos de fazer”.
Aguiar-Branco recordou que 2em 2011, o que se discutia era se Portugal saía ou não do Euro; hoje, segundo o governante, discute-se se “Portugal cresce mais ou menos algumas décimas”, explicando que os resultados positivos que começam a consolidar-se resultam das reformas efectuadas em todas as áreas de governação.
O governante deixou também uma mensagem de mobilização aos Sociais-Democratas, afirmando que não ignora que este é um ano eleitoral, mas garantiu que tal não significa que se faça eleitoralismo.
Disse também que os portugueses sabem que o PSD continua fiel à herança de Francisco Sá Carneiro, ou seja, esclarece primeiro o país, “depois todo o resto”, algo que não fez o maior partido da oposição, que deixou o país sem dinheiro.
Por fim, o governante apelou à energia do PSD para enfrentar as eleições legislativas com esperança e orgulho.
Carlos Carreiras, dirigente social-democrata e presidente da câmara de Cascais, disse nas Jornadas, na capital de distrito, que os socialistas tinham pressa nas eleições porque queriam recolher os frutos da governação do PSD.
Declarou também que “quanto mais tempo passa (…), mais pressão os socialistas sentem e mais asneiras fazem e dizem”; dando como exemplo o que denominam ser de “abraço” do PS ao Syrisa (primeiro-ministro da Grécia).

Cartaxo - União de Freguesias lança concurso para criar logótipo da freguesia

A União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta vai lançar um concurso, dia 1 de fevereiro, aberto ao público em geral, para criar um logótipo representativo da freguesia que será utilizado institucionalmente.
O concurso insere-se num conjunto de iniciativas de modernização da freguesia, e o aproximar da população apelando a sua participação na construção da imagem da freguesia.
Podem participar o público em geral, estudantes na freguesia, individualmente ou em equipa, associações, colectividades e entidades privadas cuja sede e ação se desenvolva na freguesia.
O prémio monetário será atribuído a um único vencedor cujo nome será conhecido em sessão solene a realizar na Freguesia, onde serão expostos todos os trabalhos apresentados.
O concurso encontra-se aberto de 1 de Fevereiro a 10 de Abril e cada pessoa, equipa ou entidade pode apresentar até 3 propostas.


Sem comentários: