quinta-feira, 23 de abril de 2015

PSD - “Jornadas Melhor Portugal” terminam em Coruche

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém, a Comissão Política Distrital, e a Concelhia visitarão, dia 27 de abril, Coruche, dia quem termina a iniciativa “Jornadas Melhor Portugal”.
O PSD visitará duas empresas de Coruche, a Cecílio, às 15:00 horas e a  Arrozeiras Mundiarroz, pelas 16:30. Às 18:00 horas reunirão com a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Coruche, e logo depois visitarão a Unidade de Cuidados Continuados de Coruche.
Às 21:00 horas, na Quinta Grande, realizam-se as “Jornadas Melhor Portugal”, com as presenças de Feliciano Barreiras Duarte, e o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

O Secretário de Estado da Agricultura irá esclarecer os agricultores e agroindustria sobre os desafios futuros do setor.

Campo das Pratas, do Sport Lisboa e Cartaxo, em risco


O Campo das Pratas, no Cartaxo, encontra-se em risco. Foi o autarca Pedro Magalhães Ribeiro que deu conta desta situação, em sessão de câmara, no dia 20 de abril.
O presidente da câmara recebeu uma notificação do tribunal, para o pagamento de 2500 euros por mês e respetivos juros, desde 31 de março de 2012, até à data de entrega do Campo da Quinta das Pratas; montante que tinha sido solicitado pelo proprietário, em outubro de 2013.
Para o presidente da autarquia, “a situação do Sport Lisboa e Cartaxo é muito grave”. Pedro Magalhães Ribeiro afirmou que a informação por si divulgada, ao longo do mandato, é consequência de decisões tomadas em 2007, em que na altura o município comprometeu-se com algo que não tinha competência para cumprir.
O autarca refere-se ao contrato celebrado em 2007, entre o município do Cartaxo e os proprietários do terreno do campo do Sport Lisboa e Cartaxo, que teve início em 1 de abril desse ano e terminaria em 31 de março de 2012, sob a Presidência de Paulo Varanda. O contrato incluía uma cláusula na qual o município se comprometia a indemnizar o proprietário em 500 mil euros, se até ao fim do contrato não tivesse alterado o Plano Diretor Municipal de acordo com interesses expressos do proprietário do terreno.
Para solucionar o problema, Pedro Magalhães Ribeiro mencionou que a solução passa por se conseguir o estatuto de utilidade pública para o Campo das Pratas.
No entanto, a solução depende do Secretário de Estado da Administração Local, que tem a competência para a decretar, a quem Pedro Magalhães Ribeiro já solicitou uma reunião de emergência, para apresentar o fundamento do pedido.
Como argumentos a favor do estatuto de utilidade pública, que os autarcas e o clube vão propor, o presidente da Câmara indicou “o terreno ter mantido a mesma utilização durante as últimas décadas”, o facto de ter sido sempre um campo desportivo; “a grandeza do clube pela sua história e pela dimensão da sua formação, e o facto de nunca ter agido de má-fé para com o proprietário”.
A Câmara aguarda agora a resposta do secretário de estado ao pedido de reunião que foi solicitado.

Município de Tomar intervém em rotundas e espaços verdes


O município de Tomar está a realizar uma série de trabalhos em rotundas e espaços que estavam a necessitar de ser arranjados.
De acordo com a autarquia, as intervenções visam “valorizar paisagisticamente locais da cidade que não se distinguiam ou que era notória a necessidade de arranjo”.
Os trabalhos surgem numa altura em que se aproxima, a muito conhecida, Festa dos Tabuleiros.

Sessões de esclarecimento sobre prevenção de incêndios nas freguesias de Tomar

O município de Tomar, através da Divisão de Proteção Civil, vai promover ações de sensibilização para a defesa da floresta contra incêndios, abertas a toda a população, nas freguesias do concelho.
As acções iniciam esta quinta-feira, 23 de abril, em São Pedro, pelas 20:00 horas; dia 27, às 19:30, em Olalhas; dia 5 de maio, ás 20:00 horas, em Cabeças; dia 6 de maio, também às 20:00 horas, em Alviobeira; e dia 16 de maio, às 11:00 horas, em Sabacheira.
Todas as seções serão realizadas no edifício das juntas de freguesia, no entanto, em Sabacheira o local ainda não está definido.
As ações pretendem sensibilizar os munícipes para a prevenção de incêndios florestais, que são uma das principais catástrofes em Portugal, e constituem uma fonte de perigo para pessoas e bens; sendo uma das principais causas destes o descuido humano e a falta de limpeza do mato em volta das habitações.
Nas sessões, os agentes de Proteção Civil irão dar conta dos melhores procedimentos a ter em caso de necessidade de queima de sobrantes, bem como das coimas inerentes ao incumprimento do novo regulamento do uso do fogo que foi recentemente aprovado pela Assembleia Municipal de Tomar.
Estas ações já foram realizadas o ano passado, mas este ano, a autarquia alargou a mais freguesias.

AHRESP saúda proposta do PS para repor IVA da Restauração

A Associação da Hotelaria e Similares de Portugal saúda a proposta do PS de repor a taxa do IVA da restauração, nos 13%.
Segundo a AHRESP, a proposta refere “A reposição da aplicação de uma Taxa de IVA no setor da restauração como forma de promover a recuperação da economia e do emprego, tendo em consideração que o setor da restauração é um setor de produção nacional com baixo conteúdo importado e intensivo do fator trabalho”.
Para o presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, “trata-se de uma medida fundamental para a recuperação de um dos sectores que mais gera postos de trabalho em Portugal e cujo contributo para a economia nacional é inquestionável.
Mário Pereira Gonçalves diz que a proposta do PS “reconhece a importância de alterar uma realidade que já causou demasiados estragos”; nomeadamente “26400 postos de trabalho que se perderem só no último trimestre e milhares de empresas que fecharam nos últimos anos no sector com maior peso no Turismo, o principal motor das exportações nacionais”.

Residente do Couço elabora quadros com pregos


Paulo Carvalho, residente no Couço, tem participado, ultimamente, em alguns programas de televisão, devido aos seus quadros.
Paulo Carvalho não pinta quadros; para criar imagem nos seus quadros, utiliza pregos.
Em entrevista à RVS, o artista do Couço, disse que a ideia de elaborar quadros com pregos surgiu de um programa que viu na televisão.

SOM – PAULO CARVALHO 


O que começou por ser inicialmente um passatempo, rapidamente alcançou outra dimensão. Paulo Carvalho disse que até ao momento este passatempo ainda não se tornou em negócio, mas é isso que ambiciona.
No entanto, o que pretende neste momento é dar a conhecer o seu trabalho através de exposições, sendo uma delas na 12ª edição dos Sabores do Toiro Bravo.

SOM – PAULO CARVALHO

Paulo Carvalho esteve no programa “A Grande Tarde”, na SIC, onde levou um quadro com a imagem de Ricardo Carriço, que ficou deslumbrado com este género de arte.
Neste quadro foram utilizados 4000 mil pregos, e demorou uma semana a ser elaborado.
O artista do Couço explicou à RVS um pouco da minuciosidade deste género de trabalho.

SOM – PAULO CARVALHO

Paulo Carvalho começou a elaborar estes quadros quando ainda era maquinista, sendo que neste momento se encontra desempregado.
Paulo já elaborou 15 quadros; um destes foi elaborado propositadamente para o evento dos Sabores do Touro Bravo, evento onde pensa vender algum do seu trabalho.
Os quadros podem ser vistos, por enquanto, na sua página do Facebook, denominada de “Quadros com Pregos”.

Apresentação da Feira Nacional da Agricultura

A 52ª (quinquagésima segunda) Feira Nacional da Agricultura e 62ª (sexagésima segunda) Feira do Ribatejo serão apresentadas, dia 4 de maio, pelas 12:30, no restaurante “A Varanda do Parque”.
A “Floresta Portuguesa” é o tema deste ano, da Feira Nacional da Agricultura, que se realiza, entre os dias 06 e 14 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Fernando Rocha em Almeirim


Dia 2 de maio haverá Stand Up comedy, com Fernando Rocha, no cineteatro de Almeirim, pelas 21:30.
Os bilhetes, que custam 10 euros, podem ser adquiridos nos CTT, Posto de Turismo, e uma hora antes na bilheteira do cineteatro.


São José da Lamarosa comemora o 41º aniversário da Revolução de Abril

A freguesia de São José da Lamarosa celebra o 41º aniversário da Revolução de Abril, dia 25 de Abril, pelas 18:00 horas, nas instalações do Centro Social da Lamarosa, no Largo de São José.

Sem comentários: