sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Deputados do PS questionam Governo acerca de constrangimentos na travessia do Vale do Sorraia

Os deputados do PS, Idália Serrão, João Galamba e António Gameiro , eleitos pelo Círculo de Santarém apresentaram ao Governo um vasto conjunto de perguntas sobre o funcionamento da justiça e sobre o plano de investimento em acessibilidades, questionando a clara insuficiência de investimento no distrito de Santarém para melhorar as estruturas rodoviárias.
Neste conjunto de perguntas colocadas ao Governo, algumas dizem respeito ao concelho de Coruche. Os deputados questionam o acompanhamento do estado de conservação das 7 pontes que unem as margens do rio Sorraia, e sobre a possibilidade de construção de uma nova travessia no Vale do Sorraia.
Pode ler-se nos documentos enviados ao Governo, os quais foram enviados também à RVS, que o PS refere que “o principal acesso à vila” de Coruche “e à sua zona industrial, obriga os veículos (…) a circular pelas pontes metálicas, sendo visível que independentemente dos constrangimentos provocados nos fluxos de tráfego causados pela reduzida dimensão das faixas de rodagem, o acompanhamento das condições de segurança em que estas pontes metálicas se encontram”, devem merecer uma maior atenção.
Os deputados colocaram seis questões ao Governo, acerca do concelho de Coruche; questões que se prendem com o estado em que se encontram as pontes; em que altura foi realizada a última monitorização às pontes; se o Governo pondera apresentar alternativas que resolvam os constrangimentos causados na mobilidade do concelho.

Projeto de reabilitação urbana do Largo de São José, Rua de Coruche e Luís Nunes, apresentado amanhã

A Câmara Municipal de Coruche apresenta, amanhã, pelas 15:30, no Centro Social da Lamarosa, o projecto de reabilitação urbana do Largo de São José, Rua de Coruche e Rua Luís Nunes.
A apresentação é aberta a todos.

Município da Golegã entrega incentivos à natalidade

O município da Golegã entregou, ontem, os primeiros apoios correspondentes à medida de Incentivo à Natalidade.
Os incentivos refletem a concretização de mais um compromisso que a autarquia assume para com os munícipes da Golegã, Pombalinho e Azinhaga.
Esta é uma das medidas que a câmara municipal considera prioritária, destinando para o efeito cerca de 28 mil euros para o corrente ano.

JS - Ação informativa de Estágio Profissionais

A JS de Alpiarça organiza, amanhã, uma acção informativa acerca dos  Programa de Estágios Profissionais na Administração Local.
A acção inicia às 16:30, no Salão da Junta de Freguesia de Alpiarça, e terá como orador o professor Francisco Madelino.

Vice-presidente do PSD no Cartaxo

O vice-presidente do PSD, Carlos Carreiras, estará, amanhã, no Cartaxo, para participar num jantar promovido pela Comissão Política de Secção do PSD Cartaxo.
O jantar, marcado para as 20:30, será no restaurante Casa da Caldeira, em Vila Chã de Ourique.

Município do Cartaxo aprova Fundo Transitório de Urgência

A câmara municipal do Cartaxo aprovou, no dia 19 de janeiro, em reunião de câmara, o Fundo Transitório de urgência.
A autarquia aprovou o solicitar de autorização à Assembleia Municipal para contrair empréstimo junto da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, até ao valor de 4,8 milhões de euros, que terá uma taxa de juro prevista, correspondente ao custo de financiamento da República Portuguesa para o prazo máximo de 6 anos, acrescido do spread de 0,15%, e será contraído no âmbito de Apoio Transitório de Urgência (ATU), que se destina a municípios em situação de rutura financeira.
Este pedido de autorização foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Municipal.
O presidente da câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, explicou que o ATU “se destina exclusivamente ao pagamento de salários, a garantir a prestação de serviços públicos essenciais e ao cumprimento da dívida”.
Para o autarca esta aprovação é muito importante por permitir gerir a câmara, nos próximos meses, com maior certeza de podem cumprir as obrigações, mas frisou de que se trata de um empréstimo.
Pedro Magalhães Ribeiro disse ainda que quer o PAEL (Plano de Apoio à Economia Local), quer o FAM (Fundo de Apoio Municipal), representam encargos fortíssimos, frisando que o que se está a fazer é “comprar” tempo para pagar a dívida.
 O presidente da Câmara afirma que “os serviços estão agora concentrados na preparação do Plano de Ajustamento Financeiro, que refletirá medidas concretas de otimização dos recursos técnicos, assim como de medidas adicionais de contenção de despesa e maximização da receita”.

Serviços Municipalizados de Abrantes investem no abastecimento de água

Os serviços municipalizados de Abrantes vão investir no abastecimento de água.
A primeira fase da obra de abastecimento de água ao sul do concelho, a partir da Albufeira de Castelo do Bode, iniciará em meados de fevereiro com a construção da conduta adutora no troço entre a Samarra e o Açude no rio Tejo. O prazo previsto de execução é de 180 dias e a adjudicação teve o valor de mais de 368 mil euros, a que lhes acresce o IVA (368.741 euros, acrescidos do IVA.)
Em abril inicia a construção da conduta entre o Açude e Vale de Donas, em São Miguel do Rio Torto; intervenção que tem um custo de cerca de 515 mil euros e que terá a duração estimada de 150 dias.
Ainda no âmbito do abastecimento de água, os Serviços Municipalizados de Abrantes estão a realizar desde novembro de 2014 trabalhos de colocação de conduta desde S. Facundo / Vale das Mós até Bemposta. A intervenção está avaliada em aproximadamente 500 mil euros.
Para além deste investimento, os Serviços Municipalizados estão a desenvolver no primeiro semestre de 2015 um conjunto de intervenções, na ordem dos 50 mil euros, cujo objetivo é a melhoria da rede de distribuição de água à comunidade.
Vai também ser construído o prolongamento da rede de distribuição ao lugar do Baralho (cerca de 2.000 metros), concretizando, assim, uma velha revindicação da freguesia de Bemposta.




Sem comentários: