quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sines – Indivíduo detido por roubo de pinhas


Um indivíduo, de 29 anos, foi detido, em flagrante delito, pela GNR, por furto de pinha em pinheiro manso, no dia 4 de fevereiro, em Sines.
A detenção ocorreu após uma denúncia às autoridades, em que estavam a ser furtadas pinhas da propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
Os militares apreenderam 180 kg de pinhas, uma viatura, dois ganchos em metal, e uma escada.
O indivíduo foi constituído arguido, e libertado sob a medida de coação de termo de identidade e residência.

As pinhas apreendidas foram entregues ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Susana Alves ~

Beja – Conferência e exposição de “Dieta Mediterrânica”


Uma conferência sobre a “Dieta Mediterrânica: origem ancestral, o reconhecimento da UNESCO e a sua importância na atualidade” irá realizar-se, dia 9 de fevereiro, pelas 21:15, no Centro UNESCO, em Beja.
A conferência será realizada pelo sociólogo e gestor cultural, Jorge Queiroz.
Neste mesmo dia será inaugurada a exposição “Dieta Mediterrânica: Património Cultural e Imaterial da Humanidade”, que poderá ser visitada até dia 16 de março, no Centro UNESCO de Beja.
Susana Alves

Festejos de Carnaval animam várias localidades no distrito de Lisboa


Na região de Lisboa são várias as atividades preparadas pelas autarquias para animar os festivaleiros, no Carnaval.
Em Palmela, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” organiza um desfile de mascarados nos dias 10 e 13 de fevereiro, às 22h30, e um concurso e desfile infantil no dia 11 de fevereiro, às 16h30.
A Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela também organiza bailes carnavalescos nas noites de 10 e 12 de fevereiro, com música ao vivo e concurso de máscaras.
No dia 13 de fevereiro, a partir das 15h30, o corso de Carnaval desfila pelas ruas de Pinhal Novo e o tradicional ‘Enterro do Bacalhau’ (ritual teatral satírico que assinala o fim da folia e o início da Quaresma), que se realizará no dia 14 de fevereiro, às 21h30, no Coreto Jardim José Maria dos Santos.
O Carnaval de Alhandra é uma das tradições de referência, no concelho de Vila Franca de Xira. Este ano, os festejos iniciam-se a 9 de fevereiro, às 10h00, com o Desfile de Carnaval das Escolas pelas Ruas de Alhandra.
 A 10 e 12 de fevereiro, a partir das 22h00, realizam-se os Bailes de Carnaval com o conjunto “Cristais da Noite” na sede da Sociedade Euterpe Alhandrense (Alhandra) e o tradicional Corso de Carnaval sai à Rua a 11 e 13 de fevereiro, pelas 15h00, envolto numa comitiva de três centenas de populares e visitantes.
O Carnaval despede-se na noite de 14 de fevereiro, pelas 21h30, com o Cortejo de Enterro do Entrudo a partir da zona Ribeirinha de Alhandra.
Em Ericeira, no concelho de Mafra, o desfile das escolas da região também dá início ao Carnaval durante o dia 9 de fevereiro. Nas noites de 10, 11 e 12 de fevereiro há animação musical com música popular, assim como na tarde da terça-feira de Carnaval.
Em Sesimbra, as festas decorrem durante duas semanas. Os desfiles acontecem nos dias 11 e 13 de fevereiro.
O grupo de cegantes do Zambujal, constituído exclusivamente por homens, apresenta, em verso e acompanhados à guitarra, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade sesimbrense e portuguesa. Este ano, a Cegada do Zambujal tem como tema “Todos Diferentes, Todos Iguais”. De 10 a 13, o grupo de cegantes passa por Sesimbra, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim. No dia 17, sábado, às 21h30 horas, fazem a última apresentação do Carnaval no Cineteatro Municipal.
No dia 12, a vila de Sesimbra acolhe, uma vez mais, um dos maiores desfiles de palhaços do mundo.
Terça-feira, dia 13, às 15h00, as Cavalhadas, costume típico das zonas rurais e que no concelho de Sesimbra tem acompanhado várias gerações, voltam a animar a aldeia de Alfarim.
Os festejos carnavalescos no concelho encerram no dia 14, às 21h30, com o habitual Enterro do Bacalhau.
Em Loures vão ser cerca de 1500 os figurantes que, acompanhados por 15 carros alegóricos, percorrem as ruas da cidade, nos dias 11 e 13. Neste espetáculo, subordinado ao tema “Brinca na Folia”, os visitantes poderão revisitar temáticas tão variadas como a “Cidade Maravilhosa”, a vida encantada nos mares, tradições portuguesas como as vindimas, e ainda contos infantis como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
A animação começa no dia 10 de fevereiro com o habitual Baile de Apresentação e Coroação dos Reis do Carnaval 2018, que contará com as atuações da Banda Sinal e dos DJ’s Van Breda e Telmo Pereira. A folia repete-se no dia 12 de fevereiro, com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais divertido que consiga imaginar. Para além dos bailes, no domingo, dia 11, a partir das 21h00, decorre a Noite Foliona, no Pavilhão Paz e Amizade, com a presença dos Kiss Kiss Bang Bang e do Dj André Soares.
Para terminar os cinco dias de folia, assista à leitura do testamento do “Rei Momo”, no Enterro de D. Ocarário, no dia 14 de fevereiro, a partir das 21h00.
O Carnaval do Montijo inicia-se na manhã de sexta-feira, dia 10, com o Desfile das Escolas nas principais artérias da cidade. A festa prossegue com Animação de Rua no sábado à tarde e à noite na Praça da República, culminando com os Corsos Carnavalescos nas tardes de domingo e terça-feira, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República. A entrada é gratuita em todos os eventos.
Em Oeiras realiza-se uma sessão especial de teatro “O segredo do Aladino”, com desfile de crianças mascaradas, nos dias 10 e 13 de fevereiro, às 16h00, no auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.
Para assinalar o Carnaval, o Museu Municipal de Arqueologia, na Amadora, realiza várias oficinas e visitas guiadas, durante o mês de fevereiro. No dia 10, das 10h30 às 12h30, há oficina de Máscaras de Carnaval na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.
O desfile de Carnaval Trapalhão do Seixal acontece a 12 de fevereiro, às 22h00, no Largo 1º de Maio e no concelho da Moita, o corso de Carnaval realiza-se pelas ruas de Alhos Vedros, nos dias 11 e 13 de fevereiro, às 15h00.
Susana Alves 

Sem comentários: