quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Programa Nacional sobre Ética Desportiva promovido por IPJ, DGE e Universidade Europeia


A Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia, em parceria com o Instituto Português da Juventude, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e em colaboração com o Programa do Desporto Escolar da Direção Geral da Educação, promovem o concurso “Inovar Pela Ética no Desporto”.
O Programa pretende apoiar o desenvolvimento de projetos de intervenção social que promovam o desporto, cujo valor não ultrapasse os 2 mil euros.
Podem candidatar-se estudantes de ensino secundário e profissional de todas as escolas de Portugal Conitnental.
Os autores dos projetos que conseguirem os dois primeiros lugares serão premiados com bolsas de estudo para licenciaturas na área científica de Desporto da Universidade Europeia.
As candidaturas devem ser submetidas online até ao dia 23 de março, através da página da Universidade Europeia criada para o efeito: http://info.europeia.pt/concurso-desporto
Para mais informações pode ver aqui: https://youtu.be/dCTMQZYtopc
Susana Alves 

Portalegre – Conferência Desporto na Ética e Olimpismo


A conferência “Desporto na ética e olimpismo” vai realizar-se, dia 5 de março, pelas 21:15, na sede da Associação Mov.CLIP, em Portalegre.
Teresa Rocha, professora de Educação Física e Vice-Presidente da Confederação dos Treinadores de Portugal desenvolve a temática, que irá abordar os valores olímpicos, a formação, doping e luta contra a dopagem.
A conferência é direcionada ao público em geral.

A Associação Mov.CLIP é uma associação cívica, independente e composta por cidadãos preocupados com o presente e o futuro de Portalegre.
O objectivo é envolver-se e participar activamente de forma autónoma no desenvolvimento local, social, económico e cultural, procurando melhorar as condições de bem-estar e de progresso da cidade e do concelho de Portalegre.
Susana Alves

Póvoa de Lanhoso – GNR recupera bicicletas roubadas


A Guarda Nacional Republicana identificou 3 indivíduos, entre os 17 e 22 anos, por suspeita de furto e recetação de bicicletas, no dia 26 de fevereiro, em Póvoa de Lanhoso.
No passado fim de semana registou-se um furto a interior de garagem, onde foram roubadas três bicicletas, uma minimoto, um capacete e uma máquina fotográfica.
Durante as diligências para localizar os bens furtados, os militares detetaram um jovem a circular na via pública com uma das bicicletas furtadas. Na abordagem, o jovem disse ter comprado a bicicleta a um conhecido, o que permitiu recuperar os restantes bens e identificar o autor do furto e o comprador de outra bicicleta.
Os bens, no valor de 9 mil euros, foram devolvidos ao proprietário.
Os suspeitos foram constituídos arguidos, e foi-lhes aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.
Susana Alves

Covilhã – Octogenário detido por incêndio florestal

Um idoso de 81 anos foi detido pela GNR por crime de incêndio florestal, no dia 26 de fevereiro, na Covilhã.
O incêndio resultou de um queima de sobrantes que se descontrolou, tendo consumido uma área total de 20000 metros quadrados, de mato e pinheiros.
O octogenário foi constituído arguido, e libertado sob a medida de coação de termo de identidade e residência.

A GNR volta a que “A realização de queimas são permitidas em todos os espaços rurais, fora do período crítico e desde que não se verifiquem os índices de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo. É, no entanto, proibido fazer queimas a menos de 30 metros de quaisquer construções e a menos de 300 metros de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias suscetíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que deva prever-se risco de incêndio.
Não carece de um licenciamento da câmara municipal, devendo, no entanto, ser consultado o índice de risco temporal de incêndio.”
Susana Alves 

Sem comentários: